segunda-feira, 4 de junho de 2007

Romances


E por falar em livros...

Sabe aquele romance, sim porque nos mulheres adoramos romances, mas muitos homens tambem gostam viu? Tanto que grandes escritores de romances são em sua maioria do time de lá -digo homens-. Por exemplo Shakespeare, Sartre, etc.
Vamos falar de Sartre pois seus pensamentos não políticos estão paralelos aos meus. Em sua época ( 1905~1980) um dos maiores filósofos existencialistas (do seculo XX), pensavam os pensadores que era o que mais havia, que um escritor poderia mudar o mundo, no entanto hoje em dia não se tem mais essa presunção pois o mundo muda os escritores.
Sua postura de intelectual, comunista marxista até hoje me confunde. Em 1964 ano em que nasci ele foi premiado com o Premio Nobel da Literatura mas o recusa. E enquanto muitos correm atrás de premios e condecorações muitas vezes sem merecer, Sartre dizia que um homem deveria ser consagrado apenas depois de sua morte. Aqui discordo um pouco; penso que devemos dar e receber as glórias enquanto estamos vivos para podermos usufruir deste prazer.
Na verdade queria falar mesmo era de um romance que ganhei de minha irmã em minha última ida ao Brasil pelo qual passei algumas noites sem dormir, ou horas trancada lendo-o até que acabasse. Chama-se O Fantasma de Danielle Steel uma das escritoras americanas mais famosas e premiadas. Não vou contar nada, senão acabo nao resistindo e contando o the end.
Adianto apenas que é um dos romances mais lindos que li!